Frottage: desenhando com texturas

Tá acabando o #especialdeferias!!

Férias acabando mas ainda tem atividade legal para fazer com os filhos. E essa vale para qualquer época, pois eles ADORAM!!!

Quem nunca descobriu uma textura nova desenhando sobre uma superfície diferente?
Essa técnica se chama FROTTAGE.

frottage-2

Frottage

Na arte, frottage (do francês “frotter”, em português “friccionar”) é um método surrealista e “automático” de produção criativa desenvolvido por Max Ernst.

No frottage o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho e faz uma “fricção” sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Embora superficialmente similar à fricção em latão e a outras formas de “esfregar”, visando reproduzir um objeto já existente, a técnica do frottage difere por ser aleatória.

Foi desenvolvida pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão, Max Ernst, em 1925. Aconteceu após Ernst ter a ideia de colocar uma folha(papel) no chão de madeira de seu ateliê e copiar a sua textura. Assim, acabou desenvolvendo a técnica de frottage.

Fonte

Na faculdade fiz muito isso nas aulas de desenho do primeiro semestre… e na educação infantil as crianças também fazem esse tipo de exercício. Desenvolve a capacidade de distinguir materiais por sua rigidez, forma, textura.

frottage-materiais

Materiais

Papel (não pode ser muito grosso – o nosso era mas conseguimos)

Giz de cera

A brincadeira é partir pela casa em busca de texturas diferentes. Às vezes vem coisa diferente, às vezes não… o importante é tentar! Descobrir!

frottage-3 frottage-1

Procure a superfície, segure firme o papel e passe o giz numa área que mostre as diferenças do que você está decalcando.

Isabela e Otavio se divertiram por aqui com a frottage! Dá para pirar em desenhos e sobreposições de texturas!

frottage-final

Em breve volto com mais atividades a partir dessa brincadeira!

beijos

Lele

2 comentários em "Frottage: desenhando com texturas"

  1. Ana disse:

    Muito bom mesmo!!!! Eu estava procurando o nome dessa técnica para o meu trabalho de artes visuais! Obrigada!

    1. Que bom que achou!!!
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2008-2014 © Eu, ele e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana