Calendário do Advento: inspirações

Começa hoje aqui no blog é “Especial de Natal”. E como a data está chegando as postagens começam com o Calendário do Advento e muitas inspirações, além de um pouco de história sobre ele. Mas, antes de mais nada, quero agradecer a Escola Waldorf Francisco de Assis por ceder material tão rico sobre o Natal. MUITO OBRIGADA! Teremos vários posts com o conteúdo oferecido por eles.

Advento vem de “há de vir”, algo que está por vir, é a chegada da grande luz, trazendo um brilho novo para o nosso mundo. É tempo de nos prepararmos interna e externamente para o grande acontecimento do Natal, da chegada do menino Jesus, do Cristo na Terra.

O Calendário do Advento é o que marca esse período preparatório para o Natal com grande expectativa e alegria pela comemoração do Nascimento de Cristo que se aproxima. Na tradição das famílias, esta esperança é aliada a um renovar de seus lares, pintando as casas, organizando os armários, limpando o jardim, em preparação à grande chegada. Há também um sentimento de solidariedade com as pessoas e de busca de um renovar interior especialmente em relação ao amor ao próximo.

Ele surgiu na Alemanha como incentivo às crianças para, de forma gradativa, viver a grande expectativa do Natal. Diversas formas se desenvolveram através da História, como por exemplo: fazer uma tabela com 24 riscos e, apagando uma por dia, dar às crianças um sentido temporal de aproximação do Natal; a confecção de um quadro com 24 frases bíblicas, lendo-se e comentando uma por dia; a colocação diária de um fio de palha no presépio, preparando o berço de Jesus e assim por diante.

Na década de 1950, surgem calendários em forma de gaveta, contendo pequenos chocolates para alegria das crianças. Dos chocolates passou-se à inclusão de presentes, pequenas surpresas para os baixinhos. São sempre estímulos para gerar expectativas em relação ao Natal e estimular a integração e a alegria familiar. Alguns exemplares têm 24 e outros 25 bolsos.

Como fazer o calendário do advento?

O Calendário do Advento deve ser colocado na noite de 30 de Novembro, pois o Anjo do Natal, que faz e traz os presentinhos para as crianças, passa todas as noites, depois que a criança adormece, até o dia 25 de Dezembro. O Calendário deve ser colocado num local onde a própria criança alcance os bolsos para pegar os presentinhos que devem ser simples, a idéia não é abarrotar as crianças de coisas, mas unir a família à espera do nascimento de Jesus. Seria interessante ter alguns presentinhos já preparados para alguns dias, melhor ainda se para os 25 dias e evitar correrias, se os pais ou a família quiserem, podem preparar algumas surpresinhas artesanalmente. É importantíssimo não falhar a contagem e decepcionar a criança, afinal, anjos não falham! Numa emergência ou na impossibilidade de providenciar presentinhos diferentes para cada dia, pode-se colocar chocolates ou balas nos bolsos. É magnífico observar o encantamento dos pequenos ao descobrir o que o Anjo deixou, depois de terem acordado e corrido afoitos para o Calendário, são imagens que ficarão gravadas em seus seres para sempre.

O que colocar no calendário do advento?

Sugestões de presentinhos: bichinho de tecido, crochê/tricô/lã, bilhete com elogio do Anjo, biscoitos, broche, cartinha escrita pelo Anjo, chaveiro, chocolate, concha, dobradura, enfeite para árvore de Natal, figuras de madeira, fita decorada, galhinho de flor, historinha escrita/desenhada, incenso, lencinho, medalhinha, mini-sabonete, miniatura de boneca(o) de pano/cerâmica, miniaturas em geral, mini-gaita, papelito com poema, pedrinha, presilha para cabelo, pulseira ou colarzinho de contas, vasinho miniatura de flor, vela decorada e etc.

Calendário do Advento: inspirações

Reuni algumas imagens lindas do calendário que é possível fazer em casa! O nosso está em preparação e vou postando assim que finalizarmos.
Super simples, mas muito lindo e ainda tem o download dos arquivos!
Fonte: Polkadots Prints

Feito de pequenas caixinhas:

Etsy
Opção super simples mas muito linda (imaginem fazer com envelopes coloridos???):
Real Simple
E essa vila?? Charmosíssima!
Etsy

E pra quem curte um handmade para fazer com as crianças, esse é perfeito! E no blog original tem MUITAS inspirações:

El blog de la Holamana

Espero que gostem e curtam essa temporada de posts temáticos!

beijos e boa semana
Lele

Tags:

6 comentários em "Calendário do Advento: inspirações"

  1. Lelia disse:

    Adorei as sugestões de calendários. Mas, não consegui ler as frases que você colocou. Ao imprimi-las, ficam ilegíveis… será que posso recebê-las por e-mail… obrigada.

  2. Daniele disse:

    Ameeei! Estava procurando uma idéia simples pra quem tem pouco tempo e pouca habilidade.

    1. Depois me mostra se fizer ta?
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2008-2013 © Eu, ele e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana