Scrapbooking – a arte de guardar memórias

Uma das missões deste ano para o blog era (e é!) falar mais sobre scrapbooking e notei (valeu Talita!) que não havia um post com uma introdução ao tema, apenas tutoriais ou posts soltos sobre algum tipo de material ou projeto.

E tem um monte deles aqui:
.

Resolvi então reunir muita informação sobre esse hobbie que eu AMO e que está comigo há mais de 9 anos!

Para começar, vou contar um pouco sobre o que é Scrapbooking!

Scrapbooking é um tipo de artesanato, feito basicamente com papel e fotografia. Pode ser feito em álbuns com páginas avulsas, ou projetos de mini-álbuns, scrapdecor e muitas outras possibilidades.
É uma terminologia em inglês para definir um livro com recortes, é entretanto uma técnica de personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites e qualquer outro material que possa ser colado e guardado no interior de um livro.

Você precisa de algumas informações básicas para iniciar esse hobbie: entender tipos, materiais, técnicas e estilos, conhecer designers e marcas que fazem coisas lindas!

No começo pode parecer que você precisa de MUITA coisa para fazer scrapbook, mas eu te digo: com uma boa foto e papéis interessantes, você não precisa de mais nada… só uma tesoura afiada! Confie!

Material Básico

Já falei sobre o material básico do scrapbook, mas vale a pena reforçar que não é nada do que você já não tenha em casa se for adepto de artes e crafts.

A única coisa que eu não tinha ANTES de começar a fazer era a BASE DE CORTE. Comecei com uma verde, tamanho A3 e hoje eu tenho uma rosa tamanho A2. Com o tempo ela se desgasta nas marcações então vale a pena repor, mas sem descartar a anterior que vale de base para montagens com cola e afins.

Além da base você irá precisar: cola, estilete, fita dupla face e fita banana, papéis decorados, vincador (não é fundamental mas ajuda).

Muita gente se apaixona pelos enfeites prontos que muitas lojas vendem para fazer scrapbook mas eu vou te dizer: na maioria das vezes são difíceis de usar. HOJE eu prefiro comprar papéis e recortar ou comprar coleções coordenadas para combinar melhor os elementos.

Veja que demais essa pasta de inspiração de scrapbook artesanal:
.

Tipos de Scrapbooking

Existe basicamente dois tipos de scrapbooking: artesanal e digital.

Um dos meus scraps digitais que mais gosto!

Eu comecei pelo digital, pois para mim era mais fácil fazer algo direto no computador. Comprava ou ganhava KITS das designers brasileiras, participei de alguns Creative Teams por uns 2 ou 3 anos e conheci muita gente legal fazendo meus layouts.

Minha pasta de inspiração digital lá no Pinterest:
.

Aprendi a usar templates e criar a partir de modelos prontos. Uma facilidade e tanto para álbuns completos.

Porém, eu precisava de algo que me tirasse do computador e sempre fui uma menina recortadeira… heheh #aloka da tesoura. Foi então que resolvi partir para o scrapbook artesanal. Já tinha amigas que faziam ambos, além da minha cunhada que foi quem me apresentou.

Comecei a frequentar grupos e conhecer mais sobre técnicas e possibilidades com o artesanal. Muita gente parte para a cartonagem, para a concepção de álbuns grandes (12 x 12″ ou 30,5 x 30,5 cm) e eu só queria desestressar.

Há ainda uma terceira possibilidade que é o Scrapbook Híbrido. Com ele você mistura elementos de kits digitais e material artesanal para montar seus layouts. Uma super ideia para agilizar projetos quando falta um material físico. Mas é preciso ter uma boa impressora e saber escolher bem os papéis.

scrapbook hibrido

Junto ao híbrido vem o conceito de Printables que são, em geral, arquivos prontos para imprimir e recortar/montar. Podem fazer parte de coleções ou serem criados individualmente. Eu adoro! Mas vale a ressalva da impressora e do papel também.

Fonte

E tem muito mais aqui:
.

Se você tem vontade de fazer uma página mas não se sente segura em montar uma página sozinha pode LIFTAR! Liftar ou fazer lift é pegar uma página de modelo e copiar a sua disposição ou tons e estilos de papéis ou ainda a foto em si.

Página original

Lift da página original

Estilos de Scrapbooking

Pesquisei bastante sobre os estilos porque sei que eles existem mas só gosto de alguns. Mas queria passar a vocês as informações bem completas. Então vamos ver aqui os estilos de scrapbooking:

Free Style
Um estilo livre, sem regras claras para a criação. É o meu estilo preferido.

Freestyle

Clean
É o estilo com fundos lisos e poucos elementos, com foco e destaque para a(s) foto(s).

Clean

Vintage
Estilo que traz elementos antigos, que traz também uma mensagem retrô.

http://teresacollinsdesignteam.blogspot.com.br/

Memorabilia
É um tipo de scrapbook bem fofo, que agrega elementos que compõem as recordações retratadas, como bilhetes de parques, museus e cartões postais.

https://br.pinterest.com/pin/394698354821592461/

Ephemera
É um estilo do tipo vintage mas que agrega elementos colecionáveis.

http://www.oneluckyday.net/

Shabby Chic
Estilo cheio de detalhes e fru-frus… lembra um pouco o provençal pois traz elementos desse estilo.

https://baudaarteira.blogspot.com.br/search/label/VINTAGE

Grunge
Um estilo mais sujo, com mais contraste entre o fundo escuro e as cores dos elementos.

Grunge

Steampunk
Utiliza elementos como engrenagens e ferragens para a composição.

https://br.pinterest.com/pin/841258405363540287/

Heritage
É o estilo usado para retratar memórias antigas, de familiares em outras gerações.

https://br.pinterest.com/pin/466474473890297446/

Mixed Media
Estilo que combina técnicas com tintas, gesso e sobreposição de camadas para criar volumes e texturas no layout.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/09/87/a7/0987a73c1150ba78be89e9e15b67ec16.jpg

Journaling
Tem como destaque principal os textos explicativos sobre as fotos usadas. Não é necessariamente um estilo único, mas um recurso que caracteriza o layout.

Journaling

Journaling

Referências: Zarza e Scrap entre amigas

Você ainda pode optar por fazer scrapbook com álbuns e materiais pré-formatados como é o caso do Project Life. A facilidade e a modularização facilitando o básico do scrapbook: guardar registros.

http://laurarahel.blogspot.com.br/2013/10/a-dazzling-project-life-title-page.html

http://www.analog-paper.com/blog

Tenho um board de Project Life lá no Pinterest também:
.

Nos últimos anos os planners vieram com tudo também para a organização do dia-a-dia mas para deixar a sua agenda mais bonita e enfeitada. Aqui você pode abrir mão das fotos mas abusar de recursos de scrap.

https://www.instagram.com/p/44mNnPEp4R/

Na mesma vibe vem os SMASH BOOKS, que são grandes cadernos decorados que podem servir de diário, planner, agenda ou álbum de scrapbook. Eles já tem parte das páginas decoradas e é só completar e personalizar com seus dados e histórias.

Tem uma pasta só sobre SMASH BOOK lá no Pinterest:
.

Mas, se você quer que o scrapbook ultrapasse a fronteira dos álbuns, pode recorrer ao Scrapdecor e usar em diversos espaços do ambiente familiar ou de trabalho.

Eu sou super fã de cartões de aniversário personalizados, e tem comunidades e scrappers que só trabalham com a produção deles. Coisas LINDAS!!!

http://lilybeefinds.typepad.com/blog/2013/11/challenge-tuesday-card-sketch.html

Board collab de cartões!!! Aqui:
.

Outra item que eu AMO são os mini-álbuns! Aqui no blog tem vários tutoriais e eu acho que é também um presente fofo e super personalizado!

http://gogogirl.typepad.com/

Não podemos esquecer dos flipbooks que estão na crista da onda. São super fáceis e lindos de fazer! EU AMOOO!

flipbook

Mais ferramentas

De todas as técnicas e ferramentas, a que mais se popularizou de uns anos para cá foram as máquinas de corte. Tanto para scrapfesta quanto para fazer elementos próprios para as páginas (como títulos ou bordas), as máquinas estão com tudo e são super fáceis de usar.

Tem um post completinho aqui no blog sobre Máquinas de corte. E se você quer arquivos para cortar nas máquinas, tem aqui:

.

As máquinas de embossing também são uma sensação. Você pode ter várias plaquinhas de texturas e transformar seus papéis.

Carimbos

Outra grande fonte de criação e possibilidades no scrapbook é formada pelos carimbos!!!

Existem carimbos e carimbeiras de vários tipos. Muitas scrappers atuam apenas com técnicas de carimbos e fazem coisas LINDAS!!

http://www.stampingwithkristi.com/stampin-blooms-wishes-happy-inkin-thursday-blog-hop/

Aqui eu conto mais sobre carimbos.

Washi Tapes

Essas fitas decoradas são mesmo uma delícia de usar. Já falei delas e já mostrei vários projetos com washi tapes aqui no blog.

http://artesmanuaiscomkikaflorence.blogspot.com.br/2014/12/tutorial-caderno-com-washi-tapes.html

E tem dicas de como decorar o planner usando washi tape também.

Scrapcanto ou Scraproom

Eu sou doida para ter um espaço EXCLUSIVO para fazer scrapbook. Enquanto isso não acontece, opto pela técnicas de organização que listei aqui, e sonho com um Scrapcanto para chamar de meu.

Inspirações

 

Eu sou fã de algumas marcas e designers e vou colocar abaixo as minhas principais inspirações:

Minha scrapper preferida atualmente! https://www.instagram.com/zsokamarko/

Brasileiríssimo o Rommel Okuma ARRASA! https://www.instagram.com/rommelscrap/

Minha marca preferida de papéis atualmente! https://www.instagram.com/simplestories_/

 

http://americancrafts.typepad.com/

Além dessas referências principais, ainda curto MUITO: Scrapdiary, Scrapgoodies (ambas nacionais), Ali Edwards, Studio Calico e seus kits maravilhosos, Becky Higgigns e seu Project Life cheio de possibilidades, enfim… marcas modernas e cheias de coisas lindas o tempo todo!! AMO!

Sneak Peak – Studio Calico

UFA! Isso é tudo!

E aí? Ficou com vontade de se aventurar no scrapbook? Bora lá começar esse hobbie cheio de criatividade e que aquece o coração com projetos lindos e boas memórias.

beijos
Lele

4 comentários em "Scrapbooking – a arte de guardar memórias"

  1. Márcia Carvalho de Souza disse:

    Adoro!! Não sou exímia, mas gosto de guardar minhas lembranças!

  2. Uau! O post ficou super completo! Bem como esse blog merecia ;)
    Adorei ver um pouco do teu scrap digital (quase não conhecia). E nem me surpreendi ao confirmar que temos as mesmas marcas preferidas :)
    Parabéns pelo post!

  3. Mestraaa! Esse post é uma aula completa de introdução de scrapbooking, adorei! Vc arrasa Le! (E essa foto da isa petitica num guento ❤)

    1. Ah querida
      podemos marcar um dia pra fazer nas ferias ne? QUERO muito.
      Eu fiz o maior revival coletando meus scraps… <3
      bjao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2008-2017 © Eu, ele e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana