Os sabotadores da dieta

Segunda é o dia internacional do início da dieta! Mas você já parou pra pensar por que desiste? Quais são os sabotadores da dieta que te tiram do caminho para a obtenção de resultados?

Aprendi (há muitos anos) que dieta te emagrece mas o que muda seu corpo são os hábitos saudáveis. Que segunda pode ser o dia oficial, mas que você pode começar na terça, quarta ou até no sábado. Por que não?

Adiar o início também é uma forma de sabotagem né? E quanto mais adiarmos mais demorados serão os resultados. E a falta deles também desmotiva, pode nos levar a desistir.

Nutrição funcional

 

Sob o olhar da nutrição funcional, cada indivíduo tem necessidades alimentares e metabolismos diferentes, ou seja: a dieta que funciona para um, não vai, necessariamente, funcionar para outro – é preciso avaliar características genéticas e bioquímicas individuais.

No entanto, algumas atitudes boicotam qualquer dieta. “Existem diversos fatores que impedem o emagrecimento. O necessário é realizar uma mudança de hábitos, e isso com certeza impactará na perda de peso”, comenta a Dra Daniela Mensinger, nutricionista funcional do Instituto RV.

Os sabotadores da dieta

Com base nisso, confira as atitudes vilãs que podem estar boicotando o seu processo de emagrecimento:

1) Substituições inadequadas: “as pessoas, por praticidade, costumam utilizar produtos industrializados em demasia, e chegam a substituir, por exemplo, frutas por barras de cereais, refeições por shakes e sucos naturais por sucos de caixinhas, e isso compromete demais seu processo de emagrecimento”, comenta a Dra Daniela.
COMIDA DE VERDADE é a melhor substituição.

2) Abusar de adoçantes: segundo a nutricionista, eles podem ser um facilitador da absorção de carboidratos. “Quanto mais açúcar absorvido, maior a liberação de insulina, que amenta a gordura no tecido adiposo”, alerta.
Eu já tomo o café sem e quase tudo sem também. É hábito!

3) Continuar consumindo embutidos: embutidos são extremamente cheios de sódio, corantes e conservantes – prejudiciais para a saúde e impactam no seu emagrecimento. Ainda é difícil para mim, mas tenho tentado evitar.

4) Consumir industrializados light e diet: isso serve inclusive para os refrigerantes. “A indústria, para retirar ou reduzir um componente, sempre adiciona outro, como por exemplo, retirando o açúcar ou a gordura, adiciona sódio, que é tão prejudicial para sua saúde e dieta quanto os outros componentes”, diz a Dra Daniela. Portanto, evite.
Nossa, aboli. Se é pra comer, como o verdadeiro e não o cheio de coisas que não sabemos o que é.

5) Substituir arroz e feijão por torradas e pães: “as pessoas, muitas vezes, evitam comer arroz e feijão no almoço, por exemplo, mas optam por adicionar torradas ou pães no café da manhã e em lanches intermediários. Mesmo os que se dizem integrais, na maioria das vezes não o são, e possuem uma alta carga glicêmica. Então, não é uma substituição muito inteligente”, conta a nutricionista.
Que tal trocar por castanhas, nozes e afins? Bem melhor!

Mais dicas para não desistir

– Tome água. Muita água.

– Consuma quantidades suficientes de verduras e legumes.

– Evite óleos de canola, soja, milho e margarina. Prefira azeite de oliva, óleo de côco e manteiga.

– Não substitua ervas e temperos naturais por temperos prontos.

– Evite o excesso de sal.

É ainda muito importante, no processo de emagrecimento, tentar levar uma vida balanceada. Uma noite de sono mal dormida, por exemplo, atrapalha muito seu processo. “As pessoas hoje em dia se preocupam muito em contar as calorias, mas se esquecem de observar a qualidade nutricional do alimento, sua carga glicêmica. O segredo está na mudança de hábitos, e não na dieta em si”, finaliza a Dra Daniela Mensinger.

E ai? Vamos nessa?

Não se esqueça de SEMPRE CONSULTAR UM ESPECIALISTA para seguir uma dieta ou iniciar atividades físicas.

beijos
Lele

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